terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fortalecimento e consolidação


Beth de Oxum, gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada (PE), disse que a II CNC é um momento dos mais importantes para as culturas tradicionais, em especial as de matriz africana. “Temos que trabalhar no sentido de garantir mecanismos legais para a manutenção dos processos culturais já iniciados”, afirmou.

Ao final do encontro, após avaliarem as principais propostas em discussão, os representantes definiram que as questões prioritárias, com possibilidade de saírem no documento final da II CNC, devem ser a consolidação dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura como políticas públicas de Estado, além da criação da Lei Griô, que permitirá que a tradição oral de mestres e mestras de culturas tradicionais sejam incorporadas na educação formal, garantindo o reconhecimento e o fomento da sabedoria que nasce nos lugares mais recônditos do país.

Cláudia Maya, consultora do MinC que acompanhou várias etapas municipais e estaduais da II CNC, ressaltou a relevância do movimento dos Pontos de Cultura. “É um movimento criativo, generoso e solidário,capaz de criar novas formas de mobilização e relacionamento, reinventando as formas de poder que conhecemos”.

(Zonda Bez /MinC)


http://blogs.cultura.gov.br/cnc/page/4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário